HISTÓRIA
A International Association of Students in Agricultural and Related Sciences (IAAS International) é uma ONG com sede em Leuven, na Bélgica. Foi fundada por 8 países em 1957 na Tunísia. Nos dias de hoje é uma das maiores associações de estudantes a nível mundial e uma das que lidera na área da agricultura, estando presente em cerca de 40 países.
Entre os vários encontros nacionais e regionais realizados anualmente pela IAAS Internacional, os mais importantes são:
World Congress (WoCo): Realiza-se no Verão e está dividido em duas partes. A primeira consiste na Assembleia Geral da IAAS e a segunda em seminários. Todos os anos o Congresso Mundial realiza-se num país diferente.
European Directors Meeting (EDM): Este encontro visa aproximar as várias direcções nacionais dos vários países da Europa, fomentando o intercâmbio de culturas, a discussão de vários temas no âmbito das ciências agrárias e o conhecimento da realidade agrícola do país organizador.
OBJECTIVOS
Promover o intercâmbio de conhecimentos, ideias e informação entre os estudantes de modo a existir uma compreensão mútua entre países e culturas diferentes
Reunir alunos, investigadores e cientistas da área da Agricultura como as Ciências do Ambiente, a Agro-indústria, a Florestal, a Arquitectura Paisagista e a Biologia
Promover e organizar actividades tais como: Seminários, Campos de Trabalho, Encontros Internacionais, Semanas de Intercâmbio, Projectos de Desenvolvimento Local e Programas de Intercâmbio Internacional
A IAAS EM PORTUGAL:
Em Portugal a IAAS existe deste 1961, tem sede no Instituto Superior de Agronomia e coordena 8 Comités Locais, a IAAS UTAD, IAAS Santarém, IAAS Ponte de Lima, IAAS Coimbra, IAAS Porto, IAAS Viseu, IAAS Évora e IAAS Algarve.
A IAAS Portugal tem por missão assegurar o bom funcionamento da IAAS em território nacional, fazer a ponte entre o Comité Executivo Internacional e os Comités Locais, representar o país nos encontros internacionais e organizar atividades próprias no âmbito das ciências agrárias.